sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A Górgona Medusa

MEDUSA



As Gorgonas eram mulheres monstruosas, com dentes enormes como os do javali, tinham garras de bronze e cabelos de serpentes. Uma destas entidades se destacou na mitologia; A Górgona Medusa.

Medusa era uma jovem muito bela, que se orgulhava principalmente de seus lindos cabelos. Certo dia Medusa se atreveu a competir em beleza com Minerva (deusa da sabedoria, filha do deus Júpiter), a deusa então privou-a de sua formosura e transformou seu lindo cabelo em horrendas serpentes. Medusa se tornou um monstro cruel, de um aspecto tão inimaginável que aqueles que ousavam fita-lá se transformava em pedra. Ao redor da caverna onde ela vivia, podia se ver as figuras petrificadas de homens e animais que ousaram olhar para ela.


Durante um banquete, Polidectes (Rei de Sérifo) desafiou Perseu ( filho de Júpiter e Dânae), a trazer-lhes a cabeça de Medusa.
Sem saber por onde começar  a procurar, Perseu contou com a ajuda de Hermes (deus da astúcia e inteligência), que mostrou o caminho até as Gréias (três irmãs grisalhas desde nascidas, e que compartilhavam de um único olho e um único dente entre si). Perseu se apoderou do olho das Gréias e só devolveu quando elas mostraram o caminho até a caverna que abrigava Medusa.


Minerva enviou a Perseu seu escudo e Mercúrio suas sandálias aladas, e foi assim que Perseu se aproximou de Medusa enquanto ela dormia, e tomando o devido cuidado para não olhar diretamente para o mostro, deixando-se guiar pelo reflexo no escudo, decepou a cabeça de Medusa. 



Óh Medusa escrava da maldade 
Que se apodera de seus olhos através da vaidade
Tão formosa e bela 
Monstruosa fera
Que aos homens se encarrega de petrificar 
Congela os corações sendo incapazes de amar,
Destrói a vida 
Transforma em agonia
A paz retira
Deixando as almas a míngua
Óh pedra fria 
Óh Serpente maldita 
Óh castigo divino
Que muda todo destino!



Blessed be! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário