sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Oráculo de Delfos




Delfos foi na antiguidade a capital da Fócida, na Grécia, e ao mesmo tempo, muito celebrada pelo seu templo e oráculo de Apolo, chamado Pítio pelos poetas, e cujo nome deriva da serpente Píton, morta por Apolo segundo a mitologia naquele mesmo local. 
 


 O templo de Apolo ocupava um grande espaço e muitas ruas davam diretamente nele. O primeiro descobrimento que lançou os alicerces da extraordinária veneração que se dedicava aos oráculos de Delfos, bem como das imensas riquezas acumuladas em seu templo, segundo se diz, foi feito por algumas cabras que pastavam pelo Monte Parnaso, próximo de uma grande e profunda caverna, que teria a sua entrada um tanto estreita. O pastor destas cabras, notou que elas, brincavam e berravam de uma forma um tanto estranha, emitindo sons incomuns quando próximas da boca da caverna. Veio-lhe então a curiosidade de reconhece-lá, ocasião que se viu ele próprio possuído do mesmo acesso de loucura, saltando e dando cambalhotas, predestinando ao mesmo tempo o futuro. 
 Ao espalhar-se a notícia, as pessoas correram em bando ao local e alguns entraram num transe tão violento que se atiravam de cabeça contra as paredes da caverna, de forma que foi preciso publicar uma proibição impedindo a todos de se aproximarem dela. A partir de tal momento aquele local magnífico passou ser venerado, e logo foi cercado, e recoberto por uma armada de louros em forma de dossel, que servia como ermida. Esta, segundo nos conta a tradição dos Fócidas, foi recoberta com cera de abelha. Depois se construiu uma terceira, em cobre maciço, que segundo se dizia; era obra de Vulcano, que foi destruída por um terremoto, que deu lugar a um magnífico templo, todo em pedra, edificado pir dois arquitetos renomados.
 Este edifício foi destruído em 548 antes de Cristo. Os Alcmeônides família muito rica de Atenas, foram a Delfos e alcançaram a honra de edificar o templo, que acabou saindo ainda mais esplendoroso do que havia sido prometido. 
 No tempo em que se descobriu este oráculo, todo mistério necessário para se obter o dom da profecia, segundo se afirmava, não requeria mais do que aproximar-se da caverna e respirar o vapor que dela saía,  o que bastava para tornar inspirada toda e qualquer pessoa sem distinção. Porém, tendo algumas que se atiravam de cabeça durante o excesso de fúria, procurou-se pensar em um meio de se evitarem tais acidentes. Os sacerdotes puseram sobre a boca da fenda por onde saia o vapor um banquinho, chamado trípode, e concederam a uma mulher o encargo de nele se sentar, podendo assim sem risco, receber o vapor, pois os três pés da trípode estavam firmemente presos à rocha. Essa sacerdotisa foi denominada pitonisa. 
 As primeiras mulheres que obtiveram tal distinção eram virgens, que deveria saber falar, para repetir os ditames do deus que era consultado. Durante muito tempo permaneceu o costume de se escolherem donzelas jovens, até que uma delas, extremamente bela, foi deflorada por um jovem de Tessália. Foi estabelecida então uma lei para que não fosse eleita mais nenhuma mulher com menos de cinquenta anos.
 A sacerdotisa também tinha que jejuar por três dias e, antes de sentar-se na trípode, banhava-se na fonte Castália, bebia de suas águas e mascava folhas de louro colhidas em suas imediações e logo acompanhavam os sacerdotes, deixavam-na sobre a trípode.  Os cabelos da sacerdotisa então se eriçavam, seu rosto se contorcia, deitava espuma pela boca, enfim apoderava-se de todo o corpo uma convulsão geral. 


 Por fim, incapaz de resistir ao impulso do deus, submetia-se a sua vontade, e emitia assim por entre gemidos, palavras desconexas, que os sacerdotes colocavam em ordem dando-lhes a forma de verso e uma certa coerência, que não se tinha quando pronunciadas pela sacerdotisa. 
 Expressada a vontade do oráculo, a sacerdotisa era baixada da trípode e colocada de volta em sua cela, onde permanecia por vários dias para restabelecer-se, isso quando sua morte não era imediata.  


Blessed be!

 

Um comentário:

  1. Youtube channel | Vimeo
    YouTube channel for video gaming. Stream videos related to YouTube channel. Find the latest YouTube channel on Vimeo. Find more channels on Vimeo.com. Watch youtube to mp3 Live

    ResponderExcluir